quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Kawasaki Ninja 300 Quero ser grande


Modelo que virá para o Brasil tem motor de quase 40cv de potência, freios ABS opcionais, embreagem deslizante e visual propositalmente inspirado nas irmãs maiores
Téo Mascarenhas
Estado Minas
Divulgação
O desenho foi inspirado nas formas da superesportiva ZX-10R
O nome Ninja representa uma espécie de sinônimo de esportividade, além de um talismã para a Kawasaki, que explora a energia da denominação batizando uma extensa família de modelos, que começa em 250cm³ e vai até 1.400cm³, passando pela superesportiva Ninja ZX-10R. A Ninjinha caçula 250cm³ comercializada oficialmente no Brasil é produzida na Tailândia e montada em Manaus, onde a Kawasaki está instalada desde 2009. Em agosto, a Ninja 250 passou por uma ampla e geral reforma, que neste mês se estendeu ao novíssimo lançamento do modelo Ninja 300, na badalada Times Square, em Nova York. A apresentação foi na terra do Tio Sam, mas também mirou o Brasil, onde também será comercializada, mas a montadora nega.

Em grande parte dos mercados asiáticos, a circulação de motos acima de 250 cm³ só é permitida mediante autorização especial. Dessa forma, a produção na Tailândia do novo modelo Ninja 300 cm³ é para exportação. Especialmente para mercados emergentes como o Brasil (onde será montada em Manaus, com status de nacional) e Europa, assim como os Estados Unidos. O novo visual foi nitidamente inspirado na prima maior, Ninja ZX-10R, no vácuo de seu prestígio no disputado segmento das superesportivas. Para realçar ainda mais as semelhanças, o novo modelo só exibe a palavra Ninja, omitindo propositalmente a designação 300 na carroceria, para os desavisados demorarem a perceber que se trata de um filhote.

O motor de dois cilindros paralelos fornece 39,4cv

Requinte Apesar de pequena, a nova Ninja 300 tem recursos de moto grande. Os freios têm sistema ABS opcional. O mecanismo, um dos mais leves do mercado, pesa somente 775 gramas. Na dianteira, o freio conta com um disco do tipo margarida de 290mm de diâmetro e na traseira um disco de 220mm de diâmetro, ambos com pinças de duplo pistão. Outro recurso normalmente utilizado em modelos de motor maior é a embreagem deslizante. O sistema impede o travamento da roda traseira em reduções radicais, comuns em tocadas esportivas. O painel também é completamente novo e conta com tela digital e o conta-giros analógico em destaque. Exatamente como na disposição das superesportivas.

O motor tem dois cilindros paralelos, 296cm³, injeção eletrônica e refrigeração líquida. Os pistãos ficaram mais curtos e o curso mais longo em relação ao modelo 250 da qual é derivado. A potência é de respeito para uma 300cm³: 39,4cv a 11.000rpm e o torque de 2,8kgfm a 10 mil rpm. Apesar da filosofia e caráter esportivo, a nova Ninja 300 foi projetada para rodar também nas cidades. Assim, a primeira marcha do câmbio de seis velocidades foi encurtada para suprir uma anemia crônica em baixas rotações, que exigia um malabarismo dos pilotos para manter o motor sempre cheio e com mais vigor para encarar o trânsito lento dos grandes centros, por exemplo. Por outro lado, a sexta marcha ficou mais longa, exatamente para proporcionar maior velocidade final.

Filosofia A criação da nova Kawasaki Ninja 300 obedeceu à mesma filosofia das irmãs e primas maiores. O volume foi concentrado na dianteira, deixando a traseira mais limpa e estreita. A carenagem também foi estudada para permitir a circulação e saída de ar quente do motor pelas aberturas laterais, sem, contudo, atingir o piloto. O escape único tem formas que lembram os modelos maiores. As setas estão incorporadas à carenagem e a lanterna traseira faz conjunto com o suporte de placa que fica dependurado como nas esportivas maiores. As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro e com desenho semelhante ao do modelo Ninja ZX-14, com 10 raios.

Com aumento da potência em relação ao modelo 250, que desenvolve 33cv, o quadro em tubos de aço, que utiliza o propulsor como parte, também foi reprojetado e reforçado. O pneu traseiro foi trocado por um de medida maior. Em vez do 130/70 do modelo 250, a nova Ninja 300 vem equipada com pneu 140/70. A suspensão dianteira é convencional telescópica, não invertida, com tubos de 37mm de diâmetro e 130mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com cinco possibilidades de regulagem e 132mm de curso. O peso declarado é de 172kg sem ABS e 174kg com ABS. O tanque, com novo desenho, comporta 17 litros, e a altura do banco, que também ficou mais estreito, é de 875 mm

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