Esportiva é importada da Tailândia e tem versão com ABS por R$ 17.990.
Rafael Miotto
G1
Para
entrar no segmento das pequenas esportivas no mercado brasileiro, a
Honda apresentou nesta sexta-feira (20), em Indaiatuba, São Paulo, a
nova CBR 250R. Este modelo, importado da Tailândia, chega para competir
em um nicho que já conta com Kawasaki Ninja 250R, Kasinski Comet GTR 250
e Dafra Roadwin 250R. Além da CBR, a marca japonesa aproveitou para
lançar a CRF 150F, modelo destinado ao lazer na terra.
A CBR 250R chega com duas versões, a standard, que
custa R$ 15.490,00 e a equipada com freios ABS - sistema inédito no
segmento -, com preço sugerido de R$ 17.990,00. Apesar de, a princípio, a
motocicleta não ser produzida em Manaus, a marca já estuda a
possibilidade. “Se o mercado brasileiro se mostrar consumidor, a CBR
250R pode ser fabricada no Brasil”, disse Alfredo Guedes, engenheiro e
supervisor de assuntos institucionais da marca. “Caso o volume de vendas
chegue a 1.000 unidades por mês, podemos nacionalizar”, acrescentou
Guedes.
Atualmente, apenas Tailândia e Índia produzem a
motocicleta, que é um produto global da marca. Com chegada às lojas a
partir de 20 de abril, a CBR 250R traz um pacote moderno para tentar
conquistar o consumidor e superar a concorrência. A Honda espera vender
ao menos 6.700 unidades até o final de 2012. Em seu conjunto técnico
destaca-se o motor monocilíndrico de 249,6 cm³ com refrigeração líquida e
injeção eletrônica.
Segundo a fabricante, o propulsor de quatro
válvulas é capaz de gerar 26,4 cavalos de potência máxima 8.500 rpm e
torque de 2,34 mkgf a 7.000 rpm. Para alcançar estas cifras, a moto
conta com câmbio de 6 velocidades.
Rabeta segue estilo das esportivas de maior cilindrada (Foto: Caio Mattos/ Divulgação)
O chassi é do tipo "diamond" e apresenta estrutura
tubular e de treliça. “A moto apresenta um conceito de centralização das
massas, que favorece estabilidade”, disse Guedes. Com peso de 150 kg -
154 kg na versão com ABS -, o sistema de amortecimento da CBR 250R tem
garfo telescópico de 130 mm, na dianteira, e monoamortecedor de 104 mm,
na traseira. A suspensão traseira é do tipo Pro-Link, no qual 3 links
ligam o amortecedor à balança traseira - o sistema tem cinco regulagens
de compressão da mola. Já os freios são do tipo combinados, chamado de
C-ABS pela marca.
Opção de cor preta está presente apenas na versão standard (Foto: Caio Mattos/ Divulgação)
Além de possuir o sistema de antitravamento das
rodas, o dispositivo reparte a frenagem automaticamente quando se aciona
o pedal de freio. Desse modo, ao utilizar o freio traseiro, o sistema
transfere parte da frenagem ao disco dianteiro. Na dianteira, a marca
conta com disco simples de 296 mm e, na traseira, o disco único é de 220
mm. O tanque da motocicleta pode comportar até 13 litros de
combustível. As cores disponíveis pela marca são azul e preto (standard)
e azul (C-ABS).
Painel e tampa do tanque da CBR (Foto: Caio Mattos/ Divulgação)
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